Cinetose

Cinetose é um problema muito comum, mas poucos procuram o médico por isso. É uma doença que causa enjôo e mal estar durante movimentos da cabeça, as vezes tontura. Aquelas pessoas que não toleram ler quando estão se locomovendo de automóvel ou aquelas crianças que não toleram brincadeira de rodar, em geral, são portadoras de cinetose. É mais um dos problemas que muitos chamam erradamente de labirintite.

Não se sabe direito qual é a causa deste problema. Suspeita-se que tenha origem no sistema nervoso central (cérebro e demais órgãos centrais da cabeça). Suspeita-se que a cinetose seja uma resposta exagerada do organismo contra estímulos que não deveriam causar respostas. Algo assim: uma pessoa normal que for brincar numa cadeira de escritório e submetida a 100 voltas seguidas em torno do próprio eixo de maneira rápida e com velocidades diferentes, quase certamente, sentirá mal-estar e enjôo ao final de tantas voltas. Uma pessoa com cinetose precisa de menos voltas na cadeira para sentir o mesmo desconforto.

Não é possível diagnosticar a cinetose por meio de nenhum exame específico. É fundamental uma avaliação médica. Algumas doenças, como a migrânea vestibular, também causam intolerância aos movimentos. Alguns exames ajudam a excluir a possibilidade de outras doenças.

O tratamento para cinetose envolve vária alternativas. Medicamentos, mudanças de hábitos e reabilitação vestibular podem ser muito úteis. Médicos otorrinolaringologistas, em particular os otoneurologistas, em geral, podem ajudar a descobrir e tratar esse problema.