Não, você não tem labirintite!

O sintoma tontura é o segundo mais comum de todos os sintomas dos seres humanos, e, entre os idosos, é o mais comum. A maioria das pessoas com tontura têm alguma doença do labirinto (uma estrutura normal que nos ajuda no equilíbrio) e, frequentemente, aparecem em consultas médicas afirmando ter labirintite.

Quase todas essas pessoas estão, na verdade, enganadas. Em geral, elas possuem alguma doença do labirinto, mas não labirintite. Labirintite verdadeira é o nome que se dá à inflamação do labirinto e é uma doença de aparecimento repentino, comumente associada a alguma outra infecção, como otite ou mesmo meningite.

As doenças mais comuns de quem tem doenças dessa natureza são:

1) Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB)

2) Doenças do sistema nervoso central (neurológicas)

3) Migrânea vestibular

4) Doença de Ménière

5) Neurite vestibular

6) Síndrome deficitária bilateral

7) Paroxismia vestibular

8) Fístula labiríntica

9) Cinetose

10) Outras (entre as quais, labirintite)

Se disseram que você tem labirintite, possivelmente, você tem umas dessas doenças, e faz diferença saber qual. O tratamento de VPPB, por exemplo, não é feito com medicamentos, e é curável. O medicamento para Menière, geralmente, não melhora pacientes com migrânea vestibular, e assim por diante.

Alguns outros casos de pessoas com sintomas de labirintite podem ter, na verdade, doenças cardiológicas ou neurológicas. Infelizmente ainda existem muitos pacientes em uso diário de remédios "para labirintite" que ainda não possuem um diagnóstico correto.