Existe cura para labirintite?

Labirintite tem cura? Essa pergunta é extremamente frequente entre as pessoas que sofrem de tontura/vertigem, bem como entre muitos médicos não especialistas. Labirintite é um termo médico que existe mesmo. Significa "doença inflamatória do labirinto". Quase sempre, porém, como explicado no texto deste site, pessoas que afirmam possuir labirintite têm, na verdade, outras doenças do labirinto. É isso mesmo, quase todos que acham sofrer de labirintite, possuem algum problema com outro nome. Quem sofre de tonturas/vertigens deve primeiro buscar o diagnóstico correto antes de pensar em tratar o problema.

Há doenças do labirinto que são curáveis. A VPPB (vertigem posicional paroxística benigna) pode ser curada através de manobras realizadas numa maca, feitas pelo próprio médico. Nesse caso, de VPPB, medicamentos podem ser necessários, mas há perspectiva de cura. A cinetose, como a maioria das doenças do labirinto, melhora bastante com reabilitação vestibular.

Outras doenças de labirinto, como a doença de Menière, não possuem cura, mas, mesmo assim, possuem tratamento. Com o uso dos medicamentos apropriados, orientações sobre estilo de vida, reabilitação vestibular, entre outras medidas, os pacientes com doença de Menière conseguem, muitas vezes, uma resposta muito boa, e vivem de forma normal, sem sintomas, ou com uma grande melhora nos sintomas. 

Há diversas outras doenças de labirinto, mas, praticamente todas, possuem tratamento. Pode-se dizer que, atualmente, a maioria dos pacientes com doenças vestibulares (do labirinto) conseguem uma vida normal, sem sintomas. A labirintite verdadeira tem cura com antibióticos e anti-inflamatórios, podendo ou não deixar sequelas. A maioria das outras doenças do labirinto (que são muito mais comuns do que a labirintite verdadeira) possuem excelente resposta aos tratamentos de atualmente.

É fundamental que o paciente com sintomas de tontura/vertigens/zumbido/surdez procure um médico para identificar o problema. Muitos médicos de família, clínicos gerais e neurologistas recebem pacientes com essa queixa. No Brasil, os médicos mais experientes em doenças do labirinto, ou seja, o médico para labirintite, são os otorrinolaringologistas, dos quais, em particular o otoneurologista (a Otoneurologia é uma subespecialidade).

​SIGA-ME

  • doctoralia
  • Facebook Classic

© 2015-2017 por MÁRCIO SALMITO criado com Wix.com

Dr Márcio Salmito

Médico Otorrino

Otoneurologia