Otoneurologista

Do que cuida o médico otoneurologista e o que é a Otoneurologia?

No Brasil, o órgão que regula as especialidades médicas é a Comissão Nacional de Especialidades Médicas, que é uma comissão formada por representantes médicos e do governo. Há diversas especialidades médicas registradas no nosso país, entre as quais a Otorrinolaringologia. O médico otorrinolaringologista estudou os seis anos de faculdade médica e, após, estudou mais três anos de otorrinolaringologia. Dentro da otorrinolaringologia, há várias áreas de estudo, como a Rinologia, que estuda as doenças do nariz, e a Otologia, que estuda as doenças do ouvido. A Otoneurologia é uma das subáreas da Otorrinolaringologia. Apesar de ser uma subárea da Otorrinolaringologia, a Otoneurologia não é considerada ainda uma especialidade ou área de atuação porque ainda não houve um parecer da Comissão Nacional de Especialidades Médicas a esse respeito. O termo otoneurologista, por tanto, não é um termo oficial.

Apesar de não haver a especialidade ou área de atuação reconhecida, já existem em nosso país cursos de especialização em Otoneurologia. A USP e a Unifesp, por exemplo, formam cerca de 10 novos médicos Otoneurologistas em São Paulo por ano. Para fazer esses cursos, é necessário ter feito medicina e também otorrinolaringologia. Em cada país, há uma maneira diferente de formação. No México, os otoneurologistas são formados por Residência Médica, ou seja, são uma especialidade específica. Na maioria dos países, no entanto, a Otoneurologia é uma subárea, ou seja, é uma área de atuação dentro de outra especialidade. Em muitos países, o otoneurologista é um neurologista especializado em otoneurologia. No Brasil, a maioria dos otoneurologistas são médicos otorrinolaringologistas.

O foco de estudo do otoneurologista são as doenças vestibulares (do labirinto), as doenças da audição e as doenças do equilíbrio. Em geral, procuram o otoneurologista as pessoas que sentem tontura/vertigem, zumbido, surdez ou desequilíbrio. O termo labirintite é usado quase sempre de forma errada, mas, para explicar de um modo simples, o otoneurologista é o médico que cuida das pessoas com doenças do labirinto, ou seja, é o médico para labirintite. No Brasil, o médico otoneurologista possui, ao menos, 10 anos de formação (seis anos de medicina, três de otorrino e mais um de otoneurologia).

​SIGA-ME

  • doctoralia
  • Facebook Classic

© 2015-2017 por MÁRCIO SALMITO criado com Wix.com

Dr Márcio Salmito

Médico Otorrino

Otoneurologia