Médico para labirintite
Qual médico cuida de labirintite?
É muito comum a dúvida sobre qual médico trata labirintite. Já vimos que o termo labirintite é quase sempre usado, de forma errada, para designar as diferentes doenças do labirinto humano. No Brasil, a especialidade médica mais familiarizada com as doenças do labirinto é a otorrinolaringologia. Dentre as subespecialidades da otorrino, a Otoneurologia é a mais especializada nessas doenças. Infelizmente, ainda é muito comum que muitos usem o termo labirintite. Mesmo médicos, até mesmo médicos otorrinolaringologistas utilizam essa palavra frequentemente de forma equivocada. Muitos pacientes procuram tratamentos para labirintite, sem, no entanto, saber que este não é o nome de sua doença. O médico para labirintite é, portanto, o médico que cuida das doenças do labirinto, ou seja, o médico otorrino, em particular o otoneurologista.
O sintoma mais comum de quem apresenta doenças do labirinto é a tontura/vertigem, ou seja, a ilusão de que o corpo se move. Muitos pacientes com doenças do labirinto apresentam também sintomas auditivos, como zumbido e diminuição da audição. Isso é compreensível, pois labirinto é sinônimo de orelha interna, ou seja, o labirinto é um órgão que serve para nossa audição e para que nosso corpo detecte movimentos realizados pela cabeça. Outro fenômeno observado nas pessoas com doenças do labirinto é o desequilíbrio, ou seja, a dificuldade em manter a posição ou realizar um movimento do corpo. Muitas doenças neurológicas também causam desequilíbrio, como doenças do cerebelo, derrames e esclerose múltipla.
O médico para labirintite é o médico que cuida do ouvido interno, ou seja, o médico que cuida do labirinto, e sua relação neurológica com os demais órgãos do equilíbrio. Há clínicos gerais, médicos de família, geriatras e neurologistas que se dedicam a esse assunto, mas, o médico especialista nisso é o médico otorrinolaringologista, em particular, o médico otoneurologista.