Congresso Norte-Nordeste da ABORL-CCF!!

August 1, 2019

Aconteceu nos últimos 1 a 3 de Agosto, em Fortaleza, o Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia. Reunindo os principais colegas destas regiões, o Congresso contou ainda com convidados nacionais e internacionais.

O Dr Márcio Salmito foi convidado para palestra sobre video-head impulse test (vHIT), conhecido como teste do impulso cefálico, ou teste do impulso da cabeça por vídeo. Esta moderna ferramenta permite o diagnóstico da função vestibular (labiríntica). Segue a árdua missão de divulgar a forma correta de diagnóstico das doenças do labirinto, e explicando a forma correta de usar a o termo labirintite, frequentemente usado de forma errada por quem sofre destes problemas, e também por quem os trata.

Durante o Congresso, foi organizado curso Hands-On de Otoneurologia, com demonstração prática dos principais exames vestibulares: vHIT, VEMP e video-oculografia com prova calórica.

Com os colegas Anderson Tinô (AL), Jackeline (BA), Gisa (Piauí), Victor Gondim (CE) e Paula (BA)

Com os colegas Victor Gondim (CE), Lívia Noleto (PE), Alexandra Kolontai (PI), Ana Maria Sousa (CE), Fernando Botelho (PE) e Lia Tácia (PB).

Durante apresentação hands-on de video-head impulse test (vHIT)

No dia 30 de Julho, véspera do evento, soube-se do falecimento do grande nome John Epley, desenvolvedor, dentre outras, da manobra terapêutica mais usada para a doença VPPB. Por meio de sua manobra terapêutica, medicamentos e cirurgias se tornaram frequentemente desnecessárias para o tratamento desta frequente doença do labirinto. Mais uma evidência da importância de não chamar de forma indiscriminada de labirintite  as diferentes doenças do labirinto.

Posts Em Destaque

Programa Bem-Estar