top of page

Congresso Norte-Nordeste da ABORL-CCF!!


Aconteceu nos últimos 1 a 3 de Agosto, em Fortaleza, o Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia. Reunindo os principais colegas destas regiões, o Congresso contou ainda com convidados nacionais e internacionais.

O Dr Márcio Salmito foi convidado para palestra sobre video-head impulse test (vHIT), conhecido como teste do impulso cefálico, ou teste do impulso da cabeça por vídeo. Esta moderna ferramenta permite o diagnóstico da função vestibular (labiríntica). Segue a árdua missão de divulgar a forma correta de diagnóstico das doenças do labirinto, e explicando a forma correta de usar a o termo labirintite, frequentemente usado de forma errada por quem sofre destes problemas, e também por quem os trata.

Durante o Congresso, foi organizado curso Hands-On de Otoneurologia, com demonstração prática dos principais exames vestibulares: vHIT, VEMP e video-oculografia com prova calórica.

Com os colegas Anderson Tinô (AL), Jackeline (BA), Gisa (Piauí), Victor Gondim (CE) e Paula (BA)

Com os colegas Victor Gondim (CE), Lívia Noleto (PE), Alexandra Kolontai (PI), Ana Maria Sousa (CE), Fernando Botelho (PE) e Lia Tácia (PB).

Durante apresentação hands-on de video-head impulse test (vHIT)

No dia 30 de Julho, véspera do evento, soube-se do falecimento do grande nome John Epley, desenvolvedor, dentre outras, da manobra terapêutica mais usada para a doença VPPB. Por meio de sua manobra terapêutica, medicamentos e cirurgias se tornaram frequentemente desnecessárias para o tratamento desta frequente doença do labirinto. Mais uma evidência da importância de não chamar de forma indiscriminada de labirintite as diferentes doenças do labirinto.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page