Curso VPPB variantes típicas e atípicas

7/12/2019 - São Paulo/SP

Ocorreu no último sábado, dia 7, na sede da ABORL, em São Paulo, o último curso do ano da entidade: VPPB - variantes típicas e atípicas. Coordenado pelos Drs Maurício Ganança e Márcio Salmito, em nome do Departamento de Otoneurologia da entidade, o curso abordou desde os temas básicos desta doença às variantes mais difíceis e enigmáticas.

VPPB significa vertigem posicional paroxística benigna, e se refere à doença mais frequente do labirinto, causada pela presença de cristais (otólitos) numa parte inapropriada do labirinto chamada canal semi-circular. Tipicamente, esta doença provoca crises de vertigem quando o sujeito faz movimentos com a cabeça. Há, no entanto, variações nos sintomas desta doença a depender de várias peculiaridades, e, além disso, há causas de vertigem posicional diferentes. Nem sempre são os cristais os culpados pela vertigem desencadeada por movimentos.

O curso contou com participantes de todo o país, foi mais um sucesso para encerrar o ano com chave de ouro.

Update em Otoneurologia: VPPB típica e atípica, curso realizado pela ABORL em 7/12/2019

Aula do Curso de VPPB: variantes típicas e atípicas

Conselho do Departamento de Otoneurologia da ABORL aproveitando o horário de almoço do curso para a última reunião do ano

    0